Livros que tem a ver:”Democracia em vertigem”, documentário brasileiro indicado ao Oscar

A cineasta brasileira Petra Costa leva o Brasil ao tapete vermelho do Oscar com o documentário “Democracia em vertigem”. A obra fala sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff, e aborda diversos aspectos da crise política brasileira. Tão jovem quanto nossa democracia, Petra consegue um feito que, assim como todos os acontecimentos desde 2013, divide a população brasileira. Com opiniões acaloradas e vozes prementes, os brasileiros aprovam e desaprovam, defendem e acusam, mas a verdade é que a cineasta conquistou algo que não podemos, jamais, negar: ela mostrou o Brasil ao mundo.

Enquanto torcemos para que a estatueta chegue às mãos de Petra, vamos conferir alguns títulos da Editora Contracorrente que também abordam o tema da democracia no Brasil, as análises de conjuntura e os livros sobre a política brasileira.

Resgatar o Brasil
Coordenadores: Jessé Souza e Rafael Valim
Autores: André Horta, Gilberto Maringoni, Jessé Souza, Ladislau Dowbor, Luis Nassif, Maria Lucia Fattorelli e Rafael Valim
Ano: 2018
Edição: 1ª
Páginas: 128
Encadernação: Brochura
Release: O falso discurso contra a corrupção, o cínico estado de exceção jurisdicional implantado no país, as consequências geopolíticas do golpe de Estado de 2016, a rapinagem do sistema financeiro, o esquema espúrio da dívida pública, o injusto sistema tributário nacional que beneficia 1% da população e penaliza os outros 99% e a cartelização da mídia são analisados como parte da mesma engrenagem cujo resultado é o eterno atraso de nosso país e a exclusão social, econômica e política da maioria de sua população.
Compre o seu!

Lawfare: uma introdução
Autores: Cristiano Zanin Martins, Valeska Teixeira Zanin Martins e Rafael Valim
Ano: 2019
Edição: 1ª
Páginas: 150
Encadernação: Brochura
Release: O termo “lawfare” conquistou o debate público na Europa e na América Latina desde que os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, em entrevista concedida no 10 de outubro de 2016, dele se valeram para explicar o caso Lula.Seu conceito, porém, tem sido frequentemente confundido com outros tópicos consagrados como a judicialização da política ou o estado de exceção.Agora, após anos de experiência e de reflexão teórica sobre o tema, os ilustres advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins se unem ao Prof. Rafael Valim para oferecer ao público brasileiro uma obra que, mediante a análise do lawfare militar, político, comercial e geopolítico, abre um extraordinário campo de reflexões sobre o Direito, a economia e a política contemporâneos. Em resumo, um livro que já nasce clássico.
Compre o seu!

Estado de exceção: a forma jurídica do neoliberalismo
Autor: Rafael Valim
Ano: 2017
Páginas: 64
Encadernação: Brochura
Release: Em ensaio original e atualíssimo, o Professor da PUC/SP expõe a teoria do estado de exceção e, à luz dela, empreende uma análise esclarecedora da atual realidade brasileira. Como diz o sociólogo Jessé Souza, em prefácio à obra, “daí que a reflexão que Valim nos propõe seja tão decisiva. Em meio à crescente insegurança econômica, política e jurídica que o país atravessa nos últimos anos, a tarefa ao mesmo tempo mais importante e mais difícil é fazer com que a reflexão crítica acompanhe a velocidade dos fatos. Esse é o grande mérito do presente trabalho”.
Compre o seu!

A tirania dos poderes coniventes: o Brasil na conjuntura
Autor:  Diogo Sardinha
Ano: 2019
Edição: 1ª
Páginas: 128
Encadernação: Brochura
Release: A tirania dos poderes coniventes: Brasil na conjuntura, de autoria do Prof. Diogo Sardinha, um dos mais destacados filósofos da atualidade. A obra é uma contribuição preciosa para compreender o cenário atual da política brasileira, sobretudo a partir do período 2013-2014, momento de profundas transformações no país. Embora seja uma obra de conjuntura, nela se revela a pretensão de captar estruturas mais perenes e expor tendências de fundo por via das quais tais estruturas se transformam.
Compre o seu!

Curso urgente de política para gente decente
Autor: Juan Carlos Monedero
Tradutor: Luiz Carlos da Rocha
Ano: 2018
Edição: 1ª
Páginas: 240
Encadernação: Brochura
Release: Juan Carlos Monedero constrói um monólogo sobre teoria política e o mundo em que vivemos. A aversão e perplexidade da gente decente em relação às elites políticas motivam a produção deste livro. Estimulado pelos mesmos princípios que guiaram a fundação do Podemos, a participação cidadã e o transbordamento da política, Monedero enumera as adversidades políticas para a gente decente e alimenta uma transformação na percepção dos processos políticos através de ações práticas. Fundamental para entender e posicionar-se nos tempos políticos que se apresentam globalmente e despontam no Brasil. Com linguagem poética e ao mesmo tempo prática, Juan Carlos Monedero monta uma caixa de ferramentas para transformar a política.
Compre o seu!

Democratização do poder judiciário no Brasil
Autor: Maurício Corrêa de Moura Rezende
Ano: 2018
Edição: 1ª
Páginas: 376
Encadernação: Brochura
Release: A obra “Democratização do Poder Judiciário no Brasil”, é resultado de profunda pesquisa do Prof. Maurício Corrêa de Moura Rezende. Com argúcia e objetividade, o autor analisa, de início, a dimensão política da magistratura para, na sequência, abordar criticamente temas candentes como o recrutamento e a formação dos juízes e a necessidade urgente de profanação da magistratura. A obra ainda conta com um valioso prefácio da lavra do Prof. Eugenio Raúl Zaffaroni, um dos mais destacados juristas da América Latina.
Compre o seu!

A oligarquia brasileira
Autor: Fábio Konder Comparato
Ano: 2017
Páginas: 240
Encadernação: Brochura
Release: uma obra que se inscreve, sem favor algum, entre os clássicos do pensamento social brasileiro. Com raras erudição e clareza, o Prof. Fábio Konder Comparato desnuda a constituição e evolução da oligarquia brasileira até os dias atuais. Trata-se de leitura obrigatória a todos que desejam compreender verdadeiramente como se formou e funciona a política brasileira.
Compre o seu!

As raízes legais da corrupção: ou como o direito público fomenta a corrupção em vez de combatê-la
Autor: Héctor A. Mairal
Tradução: Susan M. Behrends
Revisão Técnica: Rafael Valim
Ano: 2018
Edição: 1ª
Páginas: 256
Encadernação: Brochura
Release: Com comentários do Prof. Toshio Mukai sobre o contexto brasileiro, a obra explicita, com agudeza e inteligência, o modo como o Direito Público, em muitas ocasiões, oferece condições propícias ao florescimento da corrupção. Fugindo de maniqueísmos e moralismos que frequentemente comprometem o exame do fenômeno da corrupção, o Prof. Mairal, a um só tempo, promove uma denúncia contundente da realidade administrativa latino-americana e aponta caminhos para a sua superação.
Compre o seu!

Operação Lava Jato
Coordenadores: Fábio Kerche e João Feres Júnior
Autores: Amanda Evelyn Cavalcanti de Lima, Érica Anita Baptista, Eduardo Barbabela, Fábio Kerche, Fernando de Castro Fontainha, Flávio Contrera, Helcimara de Souza Telles, João Feres Júnior, Leonardo Avritzer, Lucas e Silva Batista Pilau, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, Maria do Socorro Sousa Braga, Marjore Marona, Natasha Bachini, Priscilla Leine Cassotta, Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo
Ano: 2018
Edição: 1ª
Páginas: 256
Encadernação: Brochura
Release: “Operação Lava Jato e a democracia brasileira”, no qual se reúnem sete estudos inéditos sobre as consequências políticas, institucionais e econômicas da Operação Lava Jato. Fundamental para o enriquecimento do debate público atual, respeitados cientistas políticos, sociólogos e economistas oferecem, a partir de dados empíricos, uma rigorosa análise dos desdobramentos da Operação Lava Jato na opinião pública, na imprensa, na economia e nos Poderes Constituídos – Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.