Jornal de resenhas

O Jornal de Resenhas é um caderno mensal em formato impresso e digital, que promove resenhas de livros lançados no mercado editorial brasileiro. O Jornal de Renhas é um empreendimento sem fins lucrativos, de iniciativa de um grupo de professores da FFLCH-USP, aos quais se juntaram outros docentes das universidades públicas federais.

De 1995 a 2004, o Jornal de Resenhas era editado por intermédio de um convênio que envolvia a USP, a Unesp, a Unicamp, a UFMG e a Folha de S. Paulo, no qual era encartado mensalmente.

A partir de 2009, o Jornal de Resenhas voltou a circular com apoio do MEC, com tiragem de 75.000 exemplares e distribuído a todas as universidades federais e às universidades estaduais paulistas. No final de 2012, optamos por outras formas de sustentação do jornal em formato impresso, por intermédio de anúncios e assinaturas, com os quais esperamos obter o apoio suficiente para que o projeto não sofra interrupções e o jornal possa ter a regularidade que esperamos.

Nesta nova fase, agora também em formato digital, além dos colaboradores convidados, o Jornal de Resenhas receberá propostas de outros autores que tenham resenhas de livros publicados principalmente nos últimos 3 anos, as quais serão analisadas pelo conselho editorial. As resenhas aceitas serão publicadas. E terá também a colaboração de intelectuais de todos os países de língua portuguesa, de tal modo que, ao longo do tempo, se obtenha um banco de dados de resenhas que representem a expressão das publicações desses países de língua portuguesa. Até hoje, o Jornal de Resenhas contou com mais de setecentos colaboradores, dentre os quais se encontram os intelectuais da maior expressão no cenário acadêmico e cultural nacional e tem também recebido a colaboração de estrangeiros de destaque em suas áreas de atuação. Com uma política aberta, pluralista, os editores procuram dar prioridade à qualidade das matérias, num clima franco e de respeito acadêmico, no qual o debate e a circulação de ideias são mais importantes.

Você pode acessar o Jornal de Resenhas por este link. A Editora Contracorrente incentiva a assinatura do impresso, com a certeza de que será de grande valia para nossos leitores e seguidores.