1º Prêmio Mariele Franco de Ensaios Feministas: dúvidas frequentes

No dia 21 de janeiro de 2020 a Editora Contracorrente anunciou o 1º Concurso Marielle Franco de Ensaios Feministas. Apoiado pelo Instituto Marielle Franco, o concurso vai contar com Márcia Tiburi, Sueli Carneiro e Anielle Franco como juradas e aceitará somente textos escritos por mulheres, cis ou trans. A obra vencedora será publicada pela Editora Contracorrente e a autora receberá a quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Disponibilizamos nosso e-mail (contato@editoracontracorrente.com.br) para tirar dúvidas e com isso reunimos algumas perguntas frequentes para responder a vocês.

O que mais temos recebido são questões sobre a extensão do texto, formatação, regulamento de participação e temas que podem ser objeto de análise. Todas essas questões, entre outras, serão disciplinadas no edital do concurso, cuja publicação se dará no dia 14 de março. As participantes deverão ler atentamente o Edital antes da submissão de seus textos. Haverá um período de 90 (noventa) dias, ou seja, de 14/03 a 14/06, para que as participantes possam entregar suas obras.

Outra dúvida é sobre o gênero textual a ser inscrito. Trata-se de uma premiação exclusiva para ensaios, ou seja: um texto teórico, argumentativo, baseado em investigações e informações sobre o tema. Não serão considerados outros gêneros textuais, tais como: poesias, crônicas, novelas, contos, romances etc.

Havendo mais alguma dúvida não esclarecida nesse texto, estamos disponíveis pelo e-mail contato@editoracontracorrente.com.br. Não deixe de divulgar nosso prêmio para as autoras que você conhece!

Marielle vive!