Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas 2020

A Editora Contracorrente torna público o Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas 2020, cujo objetivo é reverenciar a memória e a luta da ex-vereadora por meio do incentivo ao pensamento feminista.
Num cenário marcado pelo ódio à cultura, à inteligência e à diversidade, a Editora Contracorrente pretende fortalecer o pensamento crítico e voz feminista no país. Dessa forma, o prêmio busca ensaios inéditos escritos por autoras – cis ou trans – em língua portuguesa sobre diversos aspectos do feminismo. A abertura do concurso ocorrerá no dia 14 de março de 2020, data em que se completam dois anos do brutal assassinato da Marielle Franco. O júri será composto por três notáveis figuras, quais sejam: Sueli Carneiro, Marcia Tiburi e Anielle Franco.

Informações gerais
Público: Escritoras mulheres – cis e trans
Categoria: Ensaios sobre feminismo
Forma de inscrição: formulário e upload online de arquivo
Premiação: publicação do ensaio + R$ 10.000,00
Prazo: os textos podem ser entregues até o dia 14/08 (data atualizada)

Realização
Editora Contracorrente

Apoio
Instituto Marielle Franco
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

Patrocínio
ETAD – Ernesto Tzirulnik Advocacia 
IREE – Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

As juradas

Marcia Tiburi

Estudou artes e filosofia. É autora de obras importantes para o pensamento crítico contemporâneo. Participou das eleições de 2018 como candidata a governadora do estado do Rio de Janeiro, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). É colunista da Revista CULT.

Sueli Carneiro

Filósofa, escritora e ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. Sueli Carneiro é fundadora e atual diretora do Geledés — Instituto da Mulher Negra e considerada uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil.

Anielle Franco

Mestra em Jornalismo e Inglês pela Universidade de Carolina do Norte nos EUA, graduada em letras pela UERJ. Hoje atua como professora, escritora, palestrante, e é a atual diretora do Instituto Marielle Franco.

Inscrição oficial

Depois de ler atentamente o Edital, acesse nosso formulário de inscrição e preencha os dados corretamente. A única forma de inscrição válida é o formulário do link abaixo e a única forma de envio do arquivo será através dele. Arquivos enviados por e-mail ou por terceiros não serão aceitos.

Em caso de dúvidas, escreva para contato@editoracontracorrente.com.br

MARIELLE VIVE!